Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A importância das pilhas e baterias

A energia é a base do mundo atual, e nós humanos possuímos uma demanda que cresce cada vez mais. Alguns dos elementos importantes do campo energético são as pilhas e baterias, geradores móveis de energia elétrica.
A história destes objetos começou no ano de  1800, quando o físico italiano Alessandro Volta construiu a primeira pilha, composta por discos de zinco e cobre, separados por pedaços de tecido embebidos por uma solução ácida. As pilhas atuais são feitas com níquel-cádmio, lítio, zinco-carvão, entre outros compostos.
Dentro da pilha há metais que fornecem elétrons, os que aceitam elétrons, e um intermédio que facilita a transferência de elétrons.
-Fornecedores: Ânodos (pólo negativo)
-Recebedores: Cátodos (pólo positivo)
-Intermédio: Eletrólito

Obs.: No próximo parágrafo, vou utilizar o alumínio e o cobre como exemplos.

O funcionamento é o seguinte: os ânodos (alumínio) transferem energia elétrica para os cátodos (cobre), evento facilitado pelo eletrólito (uma solução de ácido fraco ou moderado). Como todos sabem, existem as pilhas alcalinas, onde a solução é substituída por um gel, mas funciona da mesma forma. Observem o esquema, está em inglês, mas sei que vão entender.


As pilhas e baterias têm se tornado um problema ambiental, no aspecto de seu descarte, pois os eletrólitos ácidos ou básicos acabam vazando após um tempo, infiltrando no solo, e contaminando os lençóis freáticos. Por isso, as empresas fabricantes estão se responsabilizando pelo recolhimento e reciclagem destes objetos.


Até a próxima publicação.


Daniel Nogueira

3 comentários: